Meio Ambiente

Horta em pequenos espaços é tema de oficina

Ação nas Doquinhas reuniu interessados em conhecer técnicas de manejo sustentável

Jô Folha -

A oficina na Associação Hélio de Angola, nas Doquinhas, em Pelotas, reuniu público de diferentes comunidades na tarde deste sábado (28), para tratar do tema Horta em pequenos espaços. A ação, dentro do projeto Porto das Artes, levou informação técnica e estímulo ao cultivo de hortaliças em casa.

Na primeira parte do encontro o oficineiro, Engenheiro Agrônomo Ernesto Martinez falou sobre o conceito de plantio e manejo sustentável e a relação do homem com a terra. Temas como reciclagem, compostagem, permacultura e resiliência foram tratados durante a tarde. A ação ocorreu das 14h30min às 17h30min.

O grupo teve a oportunidade de ver de perto e saber mais sobre como fazer e manter uma composteira e um minhocário. Na parte prática, os participantes experimentaram o plantio, entre as espécies estavam mudas de tomateiros, em uma horta em forma de mandala.

O formato diferenciado objetiva explorar melhor a iluminação e o contato entre uma plantinha e outra. "Não precisa separar as mudas, uma planta proporciona o que a outra precisa", fala o representante da Associação, Filipe Ferreira.

Ferreira, explica que este foi o primeiro encontro aberto à comunidade e as 30 vagas disponibilizadas se esgotaram antecipadamente. Porém o tempo instável deste sábado fez com que o público fosse menor do que o previsto. Anteriormente o mesmo projeto foi desenvolvido com funcionários da Sagres. "A intenção é que as pessoas levem essa ideia para suas casas e comunidades e ela seja disseminada", diz Ferreira.

Para Ferreira, que ministra aulas na escolinha de futebol da Associação, o projeto traz uma ideia um novo olhar sobre a relação que as pessoas têm com o consumo dos alimentos. "É uma proposta de uma relação nova com a comida, de reeducação."

 

Iniciativa

A iniciativa faz parte do Porto das Artes - promovido pela Sagres e CMPC Celulose Riograndense. Além desta atividade, a Associação Hélio de Angola atende semanalmente cerca de 60 crianças da comunidade das Doquinhas em aulas de reforço escolar e escolinha de futebol, além da oficina de Zumba para adultos.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Na luta pela paz e contra a intolerância Anterior

Na luta pela paz e contra a intolerância

Pelotas perde Olenka Motta Fetter Próximo

Pelotas perde Olenka Motta Fetter

Deixe seu comentário